14 de setembro de 2015

Que Horas Ela Volta?


   O novo filme protagonizado por Regina Casé, Que Horas Ela Volta?, já é considerado por muitos o longa nacional do ano e a grande aposta do Brasil na corrida por um Oscar. Nós fomos conferi-lo no cinema e podemos dizer que, ele faz juz a todo o hype e às boas críticas.

   Que Horas Ela Volta? conta a história de Val, nordestina que há mais de dez anos veio para São Paulo, trabalhar como empregada doméstica numa casa no Morumbi, e ter como enviar dinheiro para a filha pequena, que deixou na cidade de origem, e assim, quem sabe, dar um futuro melhor para a menina. Anos se passam e sua filha, Jessica, liga para a mãe dizendo que está indo mora com ela, pois quer tentar estudar Arquitetura em São Paulo. A menina é recebida na casa onde Val trabalha, e diz ser praticamente da família. Mas Jéssica começa a questionar algumas regras e atitudes, e assim, conflitos começam a surgir. Daí pra frente só você assistindo e entendendo, pois não são questões apenas sobre Jéssica ou Val, mas sim sobre toda a estrutura da sociedade onde vivemos.

   O filme vem em um bom momento do cinema nacional, além disso, coloca as empregadas domésticas no protagonismo, algo que não víamos ser feito na arte até alguns anos atrás. O momento em que o longa estreia é importante, visto que, recentemente essa classe trabalhadora teve sua profissão regularizada, além de termos assistido três empregadas como protagonistas de um dos maiores sucessos da Rede Globo nos últimos tempos, a novela Cheias de Charme. O longa protagonizado por Regina Casé coloca mais uma vez esse grupo como personagem principal, mas dessa vez com questionamentos mais fortes.

   Jéssica, é a personificação de um novo Brasil, de uma nova juventude. Ela não aceita ser diminuída por sua classe social e não se sente melhor ou pior que ninguém. Ela questiona, quer ter voz e a mesma oportunidade que todos. Em uma ótima cena, a filha pergunta para a mãe onde ela aprendeu essas regras que não pode sentar na mesa com os patrões, não pode entrar na piscina ou que tem que recusar o que eles oferecem. E isso é um tapa na nossa cara, pois quando Jessica questiona Val, ela nos questiona. Ela nos faz lembrar quem nos ensinou essas coisas, ou o quando ainda vivemos numa sociedade patriarcal e escravocrata disfarçada.

   Falando sobre as atuações, Regina Casé é um show a parte, e não sabíamos o quanto ela é uma ótima atriz. Inclusive ao final da sessão, nos perguntamos qual o motivo para ela não ter largado ainda seu programa Esquenta e ter se dedicado mais a carreira de atriz. Camila Márdila, que vive Jessica, também arrasa em sua estreia. E estamos ansiosos para assistir mais produções com a nova atriz. Não é a toa que as duas vem sendo premiadas em festivais internacionais de cinema. 

   É difícil falar sobre Que Horas Ela Volta? sem contar detalhes ou spoilers sobre a história, mas tentamos não fazer, pois sabemos que muita gente ainda não o assistiu. Então nossa recomendação é, corre para o cinema e veja! Depois vem debater sobre ele com a gente, aqui ou em nossas redes sociais!

   P.S.: A nossa amada Jout Jout fez um vídeo maravilhoso falando sobre o filme e vale a pena ser assistido também:


Um comentário: