5 de janeiro de 2015

5 Filmes gays


   Todos queremos de alguma forma nos ver representados nas narrativas que acompanhamos, seja em um filme, livro, série ou até em músicas que ouvimos. Queremos sentir aquilo que o nosso personagem querido está sentido e queremos nos identificar com sentimentos e situações. Quem nunca amou um filme, por mais mal feito que ele fosse, apenas por se identificar muito com a história ou com certo personagem? Ou seja, todos desejam ser representados e vistos, e consequentemente, se ver de alguma forma. Cada vez mais filmes que retratam homossexuais têm sido feitos de uma forma primorosa. E até achamos que nós, como um casal gay que escreve um blog, já demoramos para falar um pouco sobre tais filmes. Então hoje contaremos para vocês quais os cinco filmes com essa temática que nós dois adoramos:

Direito de Amar (2010)
   Esse foi o primeiro, e por enquanto único, filme dirigido pelo famoso estilista Tom Ford. E esperamos ansiosamente por mais obras cinematográficas dele, pois a qualidade desse longa é impecável. A trama se passa na década de 60 e conta a história de um professor que perdeu recentemente seu marido com quem viveu por muitos anos. Ele então não vê mais sentido na vida, e não consegue superar a dor da perda, assim inicia preparativos para se matar. O filme rendeu ao ator Colin Firth uma indicação ao Oscar de Melhor Ator.


Eu Matei Minha Mãe (2009)
   O primeiro filme do ótimo diretor, roteirista e ator canadense, Xavier Dolan, e em Eu Matei Minha Mãe ele exerce todas essas funções. A obra gira em torno da relação problemática do protagonista Hubert e sua mãe. Ao mesmo tempo que o personagem de Xavier Dolan ama sua mãe, ele a odeia. Estão presentes várias frases marcantes e pensamentos que nos fazem refletir e nos identificar com essa relação de amor e ódio entre mãe e filho. Destaque também para a cena de sexo de Hubert e seu namorado no meio de tintas coloridas e jornais.


Hoje Eu Quero Voltar Sozinho (2014)
   Versão do curta-metragem Eu Não Quero Voltar Sozinho (2010), aliás Victor prefere o curta ao longa, Bruno não. Conta a história do garoto cego Leonardo, que descobre sua sexualidade e o amor com a chegada de um novo colega de classe, Gabriel. O filme é lindíssimo e fofo, e de fácil identificação com qualquer pessoa, independente da sexualidade. Com certeza um dos mais bonitos filmes feito nos últimos anos no Brasil. E ainda tem uma trilha sonora toda especial que dá um toque a mais na história.


Weekend (2011)
   Esse filme lembra muito a série Looking, e com uma explicação lógica, a mente criadora das duas obras é a mesma, o diretor e roteirista Andrew Haigh. Os protagonistas são Russell e Gleen, dois caras que se conhecem numa balada e passam a noite juntos, eles acabam se gostando bastante e tendo de cara uma parceria e intimidade incríveis. O filme acompanha os próximos dias que restam a esse casal, já que Glen está com mudança marcada para logo após o final de semana.


Orações para Bobby (2009)
   Mais um filme que retrata a relação mãe e filho gay, mas aqui mais especificamente uma matriarca totalmente religiosa e intolerante. Vemos a protagonista, vivida por Sigourney Weaver, levar o filho a terapias e tentar curá-lo com a religião, até que algo acontece fazendo essa mulher rever seus conceitos e crenças. Baseado em fatos reais, esse é um caso de filme que não é dos mais bem feitos, mas onde rola uma identificação tão forte (principalmente para Bruno, que tem uma mãe bem parecida e já sofreu com religião) que não existe a possibilidade dessa obra não entrar numa lista de favoritos.


   É claro que existem vários outros filmes não citados, por exemplo The Normal Heart e Azul é a Cor Mais Quente são outros dois com essa temática que amamos, mas já foram citados recentemente em outros textos ou listas do blog. Vários outros filmes ainda não vimos, e por isso agora, contamos com vocês nos comentários para nos indicarem outras histórias que também nos representem no cinema.

16 comentários:

  1. Muito bacana o post. Quero procurar alguns desses filmes depois. Desses eu só assisti Orações para bobbly e hoje eu quero voltar sozinho. Cara! Tinha dias que eu assistia Orações para Bobby trancado no quarto só para disparar no choro. Hoje eu quero voltar Sozinho estapeou minha cara e me fez desejar viver um historia de amor verdadeira. Escrevi umas poucas linhas sobre isso, se desejar ver pode ir no meu blog : http://cabecasdeabobora.blogspot.com/2015/01/hoje-eu-quero-voltar-sozinho-o-filme.html

    ResponderExcluir
  2. Deve ser impossível assistir Orações para Bobby e não chorar, né?! Se assistir algum dos outros filmes vem aqui contar pra gente o que achou!
    E vamos dar uma conferida no que você escreveu também ;)

    ResponderExcluir
  3. Amei o post. Eu gosto desses estilos de filmes, porque além de "diferentes", sempre trazem a importância do amor de uma forma muito mais bonita. Hoje Eu Quero Voltar Sozinho está entre meus filmes favoritos, é simplesmente perfeito. Tem outro filme legal com essa temática, que se chama Geographic Club, é bem legal, vale a pena ver. Beijos, e estou acompanhando o blog.

    http://desfocandoideias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Não conhecemos esse filme, vamos dar uma procurada. E obrigado por estar acompanhando o blog, que bom que está gostando!!

    ResponderExcluir
  5. Queridos, adoro o blog e acompanho sempre!! Parabéns pelo trabalho maravilhoso de vocês! Sobre as indicações de filmes, não poderiam ter sido melhores! Tive a felicidade de já ter visto todos e todos me impressionaram bastante, alguns mais, outros menos, como tudo nessa vida hehe. Ah, e como vocês pediram indicações, recentemente vi alguns filmes que vocês provavelmente já viram, mas que se não viram, ficam as dicas: "Além da Fronteira" e uma visão impactante sobre os limites numa relação; "Tatuagem" e a incrível história sobre a ditadura militar numa outra ótica; "Queda Livre" e um revival de Brokeback Mountain só que alemão e muito bem produzido; "Praia do Futuro" e uma sensação sem fim de agonia do início ao fim da película; e por fim, um singelo, poético e tremendamente surpreendente "Teus Olhos Meus", cujo final me deixou ESTARRECIDO até agora! Mais uma vez, parabéns pelo blog! A propósito, era eu quem estava com problemas ontem pra postar os comentários, mas já resolvi tudo (era a wifi da faculdade haha). Grande abraço a todos!

    www.apseudociencia.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Tiêgo, você não imagina como comentários positivos assim nos deixam felizes e nos motivam a nos esforçar cada vez mais para trazer o melhor para o blog!! Obrigado!! E a maioria dos filmes que você citou ainda não vimos, vamos dar uma pesquisada sobre eles ;)
    Abraços!

    ResponderExcluir
  7. super tudo esses filmes, sempre apresentam uma história com que a pessoa pode se indentificar em algum momento, independente da sexualidade

    ResponderExcluir
  8. Vou assistir Weekend hoje a noite. Da lista só fica faltando Eu Matei Minha Mãe e Orações Pra Bob. Um detalhe sobre filmes de temática gay, já assisti vários, mas a maioria me decepciona no final. Sei que pode soar um pouco "conto de fadas", mas eu sempre me questiono porque a maioria deles não tem um final, digamos, feliz? Não todos, claro, mas uma grande maioria.

    ResponderExcluir
  9. Isso que você fala é verdade, acho que só "Hoje Eu Quero Voltar Sozinho" que quebra isso e tem um final feliz! É bom as vezes a gente ver algo também super fofo e com final idealizado, né?!

    ResponderExcluir
  10. Hoje eu quero Voltar Sozinho é sem dúvidas pra mim o mais lindo :)

    ResponderExcluir
  11. Boa recomendação. A estréia da série Looking 2 levou-me a aprender mais propostas sobre filme gay e eu realmente têm sido agradáveis surpresas.

    ResponderExcluir
  12. Destes só vi "Orações para Bobby", mas já anotei os outros para ver. Obrigado pelas dicas!

    ResponderExcluir
  13. Depois de assistir voltar aqui pra contar pra gente o que achou ;)

    ResponderExcluir
  14. Cara, adorei as dicas dos filmes! Vou tentar assisti-Los já. Com exceção do "Hoje eu quero voltar sozinho", que já vi umas vinte vezes, hehe. ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Victor!! Assista e depois volte aqui para dizer o que achou ;)

      Excluir
  15. Amei as dicas tabém, só acho o nome "Eu matei a minha mãe" um nome péssimo, não me dá vontade nenhuma de assistir quando leio esse nome.

    ResponderExcluir