30 de janeiro de 2015

O Jogo da Imitação


   Muito mais do que um filme sobre guerra ou descobertas matemáticas e cientificas, O Jogo da Imitação é uma história sobre aceitação e homossexualidade. Pra quem não sabe, o longa é sobre Alan Turing (interpretado por Benedict Cumbertatch de Sherlock), matemático contratado pela inteligência britânica na Segunda Guerra Mundial para decifrar códigos nazistas. Ele era um homem de difícil contato social, que não se relacionava bem com seus colegas de trabalho, mas vamos vendo ao longo da narrativa o desenvolvimento da sua amizade com Joan Clarke (Keira Knightley), única mulher no grupo em que ele trabalha, e temos flashbacks mostrando sua relação com um colega de escola, e assim a descoberta de sua sexualidade.

   Como dito, o filme vai muito além de questões de guerras e coisas assim, pra tocar fundo em causas homossexuais. Alan Turing foi o criador das primeiras pesquisas de criação do computador e com seus estudos também salvou milhares de pessoas durante a guerra, mas mesmo assim foi condenado e sofreu por amar diferente da maioria. Na época em que o filme se passa, atos homossexuais eram considerados criminosos no Reino Unido. E a história nos faz pensar sobre isso, quantas pessoas foram presas e sofreram torturas por serem gays? Pensar nisso dói e pode fazer alguns saírem chorando da sala do cinema!

   Em quesitos técnicos o longa também é maravilhoso e exatamente por isso está concorrendo em oito categorias no Oscar, incluindo Melhor Filme (veja lista completa dos indicados aqui), e também na premiação da associação dos gays, lésbicas, bissexuais e transexuais, o GLAAD Awards (a lista dos indicados está aqui). O filme estreou na última quinta, dia 29 de janeiro, nos cinemas brasileiros. E ele é aquela produção que vale a pena conferir na telona, então se possível, faça isso!


   Apesar de triste, é de suma importância termos filmes como esse, que toquem em algumas feridas e mostrem o quanto outros já sofreram na história da humanidade por serem diferentes e incompreendidas. Então prepara a pipoca e o lencinho, e assista O Jogo da Imitação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário