19 de novembro de 2015

Jogos Vorazes: A Esperança – O Final




   A despedida da franquia e o esperado momento onde a protagonista Katniss enfrenta o Presidente Snow finalmente chegaram em Jogos Vorazes: A Esperança – O Final. Acabando com as frustrações que o filme anterior tinha nos deixado, o último capítulo da saga surpreende positivamente, volta a ter gás e se encerra como o nosso longa favorito entre os quatro lançados!

   Jogos Vorazes: A Esperança - Parte 1 nos fez sair do cinema um pouco frustrados e com a impressão que dividir o último livro em dois filmes, tinha sido totalmente desnecessário (e olhando agora a saga como um tudo, isso se confirma, realmente foi). Parecia que tudo tinha sido uma preparação para o que aconteceria nesse último filme. Eis que nesse último longa tudo soa ao contrário, nada temos de enrolação, e a história avança numa crescente do início ao fim! Outra coisa que nos incomodou no filme anterior foi a falta dos jogos. Em A Esperança – O Final, não temos um jogos vorazes literal, mas ao ficar sabendo que Katniss e seus aliados estão vindo atacá-lo, o presidente Snow enche a Capital de armadilhas digna dos jogos. Tanto é que, em certa cena, quando eles começam a empreitada em busca do confronto contra o vilão, Finnick diz: “Bem-vindos ao 76º Jogos Vorazes”.

   A caçada de Katniss nos deixa sem fôlego em vários momentos e o filme toma um ar mais sombrio e assustador do que estamos acostumados na franquia. Jennifer Lawrence está ótima em cena, como já de costume. Além dela, podemos destacar Josh Hutcherson, que consegue passar através de sua atuação todo o tormento mental que Peeta está passando. Donald Sutherland representa muito bem todo o ar de frieza e arrogância de Snow, além do que, temos a ótima atuação da ganhadora do Oscar, Julianne Moore.

   É engraçado pensarmos como de início muita gente não dava nada pela franquia Jogos Vorazes e muito se achava que não se passava de mais uma saga adolescente, como Crepúsculo. E sim, este é o público alvo, mas o filme fala de temas adultos e claramente faz uma crítica bem madura à sociedade em que vivemos. Além disso, fala do empoderamento feminino, de garotas, como Katnniss. E é sobre isso a nossa única ressalva sobre o filme, a cena final deu uma certa impressão que foi totalmente contra a personagem forte que a protagonista era. Talvez ter acabado uma cena antes teria sido melhor!

   Jogos Vorazes: A Esperança – O Final é ótimo e compensa a ida ao cinema. Pode ter certeza que você não achará que perdeu tempo ou dinheiro. Apenas cuidado para não chorar, algumas pessoas saíram em prantos do cinema! E a pergunta que fica é, será que esse foi o último filme mesmo da franquia? Há alguns meses saíram notícias que o estúdio estava pensando em fazer alguns spin-offs. Será?

Nenhum comentário:

Postar um comentário