9 de abril de 2015

Grandes Olhos +5 filmes do Tim Burton



   Recentemente assistimos o último filme do diretor Tim Burton, Grandes Olhos. A produção conta a história real de Margaret Keane, pintora que se separou do marido, numa época onde mulheres que faziam isso eram mal vistas. Ela então, com uma filha para criar, usa da sua arte como forma de trabalho, até que conhece Walter Keane, outro pintor, com quem se casa. Walter começa a vender as pinturas da esposa e se passa pelo artista das obras. Os desenhos se tornam populares e o casal enriquece. O filme mostra toda essa história até o momento onde Margaret entre em briga judicial para provar que é a criadora da arte.

   A produção passa por discussões importantes, como, a questão do que é arte, já que alguns críticos não consideram os desenhos dos grandes olhos verdadeira arte, em virtude de seu caráter bem popular. Outro tema em que o filme toca é o feminismo. Margaret é um personagem feminino forte, e poderia facilmente estar na nossa lista de narrativas com mulheres fortes (veja aqui). Em vários momentos da história vemos que ela aceitava ter sua arte creditada a seu marido pois acreditava que obras feitas por artistas mulheres não tinham o mesmo reconhecimento.

   Tim Burton consegue trazer um ótimo filme, apesar de ter sido injustamente esquecido pelo Oscar deste ano. Não tivemos Amy Adams concorrendo na categoria de Melhor Atriz, apesar de ter merecido e vencido o Globo de Ouro como Melhor Atriz de Comédia ou Musical. E nem a excelente música tema, cantada por Lana del Rey, entrou na disputa de Melhor Canção Original, num ano onde tivemos músicas bem questionáveis concorrendo. De qualquer forma, Tim Burton com Grandes Olhos dá uma grande resposta para muitos que criticavam o diretor, e diziam que ele só sabia trabalhar com a mesma fórmula, que já estava batida, e não sabia sair da sua zona de conforto. Grandes Olhos pouco lembra outras obras de Burton, mas ainda vemos a mão do diretor e sua marca em alguns momentos, principalmente nas cenas onde Margaret vê as outras pessoas com os olhos de seus desenhos. Inspirados por tudo isso, decidimos contar para vocês mais 5 filmes do Tim Burton que são nossos preferidos:

Edward Mãos de Tesoura

   Clássico de Tim Burton e o favorito de Bruno dessa lista, conta a história de Edward, homem com mãos de tesoura, interpretado por Johnny Deep, em um dos seus melhores momentos de sua carreira. Edward vive sozinho em um castelo nas montanhas da cidade, até o dia que é descoberto por Peg, que o leva para casa e junto com sua família cuida do rapaz, que acaba se apaixonando por sua filha. O filme tem uma beleza e doçura, já é um clássico da nossa geração e deveria ser assistido por todos!


Frankenweenie

   Longa de animação baseado em um curta-metragem do diretor do início de sua carreira. A história gira em torno Victor, garoto que ama seu cachorro Sparky, até o dia em que ele morre atropelado. O menino acaba conseguindo trazer o cachorro a vida, que se transforma numa espécia de monstro de Frankstein canino. O longa tem bastantes os ares sombrios e estranhos de Tim Burton, e muito de parecido com Edward Mãos de Tesoura.


Os Fantasmas se Divertem

   Outro clássico do diretor que nós dois vimos quando crianças e adoramos! O filme conta a história de um casal que morre, e para espantar os novos moradores de sua casa, contratam o fantasma Beetlejuice. O filme é divertidíssimo e passava muito na Sessão de Tarde quando éramos mais novos. Beetlejuice é um personagem icônico que já virou até desenho animado. Atualmente está sendo produzida a continuação do filme que também será dirigida por Tim Burton.


A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça

   Filme mais beirando ao terror de Tim Burton que conta a famosa história do Cavaleiro Sem Cabeça. O filme é protagonizado por Johnny Deep, grande parceiro do diretor. E apesar de não ser uma comédia, como é comum de Burton, a obra apresenta o mesmo universo estranho do diretor e consegue surpreender positivamente.


O Estranho Mundo de Jack

   Apesar de muito não saberem, esse não é um filme dirigido por Tim Burton, mas se encontra na nossa lista pois é produzido e roteirizado por ele. O longa é o favorito de Victor dessa lista e conta a história de Jack, ser sobrenatural que vive na Cidade do Halloween. Cansado de tudo aquilo, Jack acaba conhecendo o Natal e decide convencer as pessoas da sua cidade a sequestrar o Papai Noel e fazerem o seu próprio Natal. O longa de animação pode não ter sido dirigido por Burton, mas claramente vemos suas referências no desenho, mostrando que ele estava bastante envolvido com a produção.


   Esses são nossos filmes favoritos do diretor Tim Burton, e agora queremos saber de vocês, já assistiram Grandes Olhos? Poderíamos também citar na lista o curta-metragem Vincent, e vocês, quais obras acrescentariam? Quais seus filmes favoritos do Burton?

5 comentários:

  1. Eu costumava ser doente pelo Tim Burton. Tinha feito uma 'promessa' de assistir todos os filmes dele até meus 30 anos. Hoje em dia não sei se perdi o gosto pelo titio Burton ou se ele que não tá mais acertando a mão.
    Big Eyes acho que foi o melhorzinho dos filmes dele lançados a partir de 2010.


    Meu blog: (http://anniebitencourt.com.br)

    ResponderExcluir
  2. Concordamos com você, Annie, os filmes do Burton ultimamente não estão dos melhores. Se salvam Frankenweenie e Grandes Olhos mesmo.
    Obrigado pela visita ;)

    ResponderExcluir
  3. Aaah não, acabei de gravar um vídeo contando meus 8 filmes da infância que eu amo e assisto até hoje e acabei de ver que eu esqueci do Edward Mãos de Tesoura, como eu pude esquecer!? Vou ter que me retratar com ele em outro vídeo. Com certeza é meu favorito da lista também.
    Beijo meninos :*

    ResponderExcluir
  4. Vimos o seu comentário exatamente na hora que estávamos assistindo o seu vídeo hahahaha :3
    Edward Mãos de Tesoura é um clássico da nossa geração mesmo tens que citar em outro vídeo!!
    Beijos Gabi e estamos curtindo seu canal!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uhulll ai fiquei muito chateada de ter esquecido dele, com certeza vou citar em outro vídeo.
      Que bom que vocês estão curtindo, fico muito feliz. Beijão meninos :**

      Excluir