18 de dezembro de 2014

A Teoria de Tudo


   Ir assistir um filme com muitas expectativas é algo complicado e que pode gerar duas situações, a primeira onde o filme alcança, e as vezes até supera, o que você esperava e você se realiza com tal obra e o adiciona à sua lista de favoritos, ou numa segunda hipótese, ele não alcança, ou não era o que você esperava e assim um filme, que pode até ser muito bom, o frustra. Assistimos A Teoria de Tudo e para nós dois ele se encaixa na segunda opção, a de não alcance do grande esperado.

   O filme é um dos principais concorrentes do Globo de Ouro nas principais categorias como Melhor Filme dramático, Melhor Atriz e Ator em Drama. Pra quem ainda não sabe, ele conta a história de vida do físico Stephen Hawking, desde a época da faculdade, quando conhece sua então futura esposa Jane, até os dias atuais. Stephen sofre de esclerose lateral amiotrófica, doença que vai paralisando os músculos do corpo. Muitos nem devem conhecer a obra do físico, mas devem lembrar como “aquele cientista que fala através de um computador.” O filme vai acompanhar o avanço da doença, junto com sua relação com Jane e sua obstinação de continuar na pesquisa de uma teoria de tudo.

   Não pensem que achamos A Teoria de Tudo ruim, não, direção e atuações são perfeitas e realmente dignas de grandes premiações. Inclusive o grande destaque do filme é a interpretação do ator protagonista, Eddie Redmayne. Não conhecíamos seu trabalho antes, e nem vimos ainda a maioria dos filmes com outros atores indicados, mas desde já estamos na torcida para que ele leve o prêmio de melhor ator tanto no Globo de Ouro, quanto no Oscar, onde seu nome como indicado já pode ser dado como certo. Mas o ponto é que, não fomos tocados e nem o achamos tão grandioso como nossas expectativas previam. O filme em alguns momentos chegava a querer nos emocionar, mas o clima era cortado, e em todas as cenas a emoção e o choro ficou apenas no quase. Além disso a narrativa fala em muitos momentos sobre questões, leis e teorias da física e se você não tem muito conhecimento da área pode ficar sem entender algumas coisas sobre cenas relacionas à pesquisa de Stephen, e confessamos que este foi o caso para nós dois.

   De qualquer forma, acreditamos que A Teoria de Tudo merece ser assistido, com certeza você vai se surpreender com a atuação de Eddie Redmayne, e com Felicity Jones também, a atriz está muito bem no papel da protagonista. Não há como negar que o filme dá uma daquelas belas lições de vida e nos faz acreditar na superação além de tudo. Ou seja, vale assistir, conferir essa bela história, tirar suas próprias conclusões e vir falar para a gente o que achou. Mas uma dica, não vá com grandes expectativas!

2 comentários:

  1. Eu não sabia que Stephen teria sua vida retratada em um filme, e muito menos que era algo tão esperado, to me sentindo mega desatualizada agora, até porque de certa forma aprecio muito sua história de vida, com certeza vou dar uma olhada nesse filme, mas vou respeitar seu conselho e não ir com tantas expectativas.

    Adorei sua resenha :D

    http://senhoritaslunaticas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Sim, o filme é um dos favoritos para concorrer nas principais categorias no Oscar do ano que vem! Que bom que você gostou :D

    ResponderExcluir