26 de dezembro de 2014

O Caso



   Um caso extraconjugal, algo já abordado de várias maneiras em todos os tipos de mídias, consegue em The Affair ser tratado de uma maneira excelente e única. A série conta o caso de Noah e Alisson, e como tal relacionamento afeta os ao seu redor, incluindo seus cônjuges. Mas aí você pode pensar, “não tô vendo nada de novo até aí”. A série se inova na forma de contar essa trama, cada episódio é dividido em duas partes, e em cada uma delas são contados os mesmos fatos mas do ponto de vista primeiro de Noah e depois de Alison (em alguns episódios a ordem muda). Assim, acompanhamos desde o início dois pontos de vistas diferentes, como que em flashbacks, enquanto no presente temos cada um deles em uma sala com um detetive sendo interrogados sobre um crime futuro, que inicialmente, não sabemos qual é.

   Tudo se envolve numa teia narrativa onde não sabemos o que é verdade, mentira, ou nenhum dos dois, isso é o interessante em The Affair. Ficamos buscando diferenças nas duas versões, para tentar entender qual se aproxima mais da realidade, que crime foi cometido, e como um caso pode ter levado a algo criminoso. Sabemos também que se duas pessoas contarem uma mesma história vivenciada, cada um do seu ponto de vista, teremos duas narrativas diferentes sobre o mesmo acontecido. Cada um vai dar mais importância para fatos que lhe chamam mais atenção, deixar de lado algumas coisas que para si era apenas um detalhe sem importância mas que para o outro era fundamental na história. 

   As próprias características dos personagens mudam muito durante as versões, parece que cada um, em sua história, faz questão de ser o seduzido. E com isso temos a atriz Ruth Wilson como grande destaque de interpretação! A protagonista Alison é a que mais apresenta essas mudanças, é como se Ruth interpretasse dois papeis diferentes. Na versão da sua personagem ela é a mulher sofrida, com um casamento destruído pela morte do filho que ainda não superou, uma pessoa frágil que acaba se envolvendo pelas seduções de Noah e que fica apaixonada. Na versão do protagonista, a vemos como uma mulher mais sedutora, que não se envergonha de tomar banho na frente de um homem que acabou de conhecer, que pouco lembra a fraca Alison do início da outra linha narrativa. E a atriz consegue nitidamente mostrar essas diferenças sem grandes atuações teatrais, ou artifícios do tipo, é tudo com uma sutileza espetacular. Não é à toa que ela está concorrendo ao Globo de Ouro de Melhor Atriz em Série Dramática. 

   A velha e conhecida história de um caso, contado de uma forma diferente e instigante, que brinca com arcos narrativos e com a mente do espectador, tudo isso aliado com um mistério, isso é The Affair. Nós dois gostamos bastante dessa 1ª temporada que contou com dez episódios e voltaremos para a 2ª em 2015. Vale lembrar também que além da indicação já citada, a série está concorrendo também em Melhor Série Dramática e Melhor Ator em Série Dramática no Globo de Ouro. Ficou curioso, vai assistir? Ou já conhece The Affair? Divida suas opiniões com a gente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário