21 de dezembro de 2014

Dupla Identidade


   Cada vez mais produções audiovisuais brasileiras muito bem feitas têm surgido para quebrar o preconceito que ainda resta em muitos com produtos televisivos e cinematográficos nacionais. A série da Rede Globo que encerrou sua temporada na última sexta, Dupla Identidade, veio para isso, mostrar que podem ser feitas séries no Brasil com o mesmo nível das internacionais, e cumpriu seu propósito!

   Nós dois nunca fomos desses de preconceito, sempre gostamos de bons programas independente de sua origem. Já tínhamos algumas séries brasileiras que gostávamos bastante, como Tudo Novo de Novo, e a comédia Toma Lá Dá Cá, e também as minisséries O Canto da Sereia e Amores Roubados. Mas confessamos que Dupla Identidade superou todas as expectativas e se tornou nossa série brasileira favorita. Texto, direção e fotografia no nível dos melhores programas de tv internacionais, e esperamos que isso seja reconhecido pelo Emmy Internacional.

   A história de Edu conseguiu nos levar perfeitamente para um mundo pouco retratado em nossas séries, do serial killer e da divisão policial responsável em traçar o perfil psicológico desses criminosos, bem representada pela personagem de Luana Piovani, Vera (ótima personagem com força feminina, inclusive já citada na nossa lista com séries e filmes com fortes mulheres). As cenas dos crimes eram perfeitas, destaque para as do penúltimo episódio, onde Edu, aqui já foragido da polícia, sai descontroladamente perseguindo e assassinando mulheres em uma cidade do interior, e também para as cenas envolvendo o assassinato da personagem de Bárbara Paz.

   Claro que todas essas cenas citadas anteriormente, e toda a série, são mérito do ótimo texto de Glória Perez, que está de parabéns pela iniciativa e por todo o estudo e construção do perfil do serial killer. A impecável direção de Mauro Mendonça Filho, que conseguiu pegar esse texto e coloca-lo em moldes de uma série internacional, também foi um dos fatores para esse sucesso. Todo o elenco estava ótimo, mas o grande destaque fica para Bruno Gagliasso, o ator encarnou Edu de uma forma que conseguiu o colocar, agora sem sombras de dúvida, no patamar de melhores atores do Brasil, e quiçá do mundo.

   Esperamos que Dupla Identidade tenha sido apenas o início, e que tenha aberto portas para mais ótimas séries nacionais. Também aguardamos uma segunda temporada, que Glória Perez disse no seu twitter e em algumas entrevistas que vai rolar, mas ainda falta decidir algumas coisas e a decisão final da Rede Globo. Então por favor, fica aqui o pedido de dois expectadores ansiosos (e acreditamos que representamos muitos aqui), façam um segundo ano com um novo serial killer, e uma mulher como assassina agora seria bem interessante!

   E se você ainda não viu a série, ou se tem ainda algum preconceito com coisas feitas no Brasil, vamos parar de bobeira e de perder de ver ótimas produções por um motivo tão tolo. É fácil achar Dupla Identidade na internet, então confere, certeza que não vai se arrepender! E você que já assistiu, vem comentar com a gente. Adorou como nós? Também está esperando uma segunda temporada e novas produções nacionais no mesmo nível?

2 comentários:

  1. Eu acho que faz tempo que a globo tem feito ótimas séries, não acho que eram ruins nem medianas antes. O diferencial é como vcs disseram, questão além de texto, tbém de fotografia, cenários. Antes o visual era bem novela. Agora tá um visual série americana. E aliado a excelentes textos, o nível avalancou mesmo. Fiquei super feliz com essa sinalização de uma continuação .. e complementando a tua sugestão de uma serial killer mulher: imagina a louquinha da namorada dele partindo pro ataque, tipo aqueles que passam a reproduzir os assassinatos de outros serials killers. hehe ... Qnto a atuação do Bruno, só tenho a dizer que esse menino desde que despontou na tv já vem mostrando que não é só um rostinho bonito. Ele é bom pra caraaamba e já fez ótimos papéis. Em compensação, Luana, de quem eu era super fã, teve um desempenho sofrível na minha opinião. Mas a série era tão boa, que nem o fraco desempenho dela abalou a série pra mim. Enfim, era isso, amei o blog, acabei de ficar sabendo dele pelo grupo no face (blogs, gurus, etc).

    ResponderExcluir
  2. Adoramos seu comentário e realmente concordamos com você, há tempos que no Brasil já é feito séries boas, mas ultimamente o nível tem crescido bastante, não deixando nada a desejar se comparado com produções americanas. Mas ainda existe muito preconceito, e acreditamos que aí mora o grande problema. Esperamos por mais visitas e comentários seus!

    ResponderExcluir